Mato Grosso, Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024     
Novo Portal
Secretário de Ciência e Tecnologia visita Sinop e anuncia apoio a cursos de mestrado e doutorado na região
Secretário de Ciência e Tecnologia visita Sinop e anuncia apoio a cursos de mestrado e doutorado na região
27/04/2007 15:22:06
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Secretário de Ciência e Tecnologia Francisco Tarquínio Daltro esteve nesta quarta (25/04) e quinta (26/04) no Campus da Unemat de Sinop. A visita faz parte de uma nova política da Secitec de governo itinerante, que pretende todo mês visitar a sede da Unemat em Cáceres e pelo menos um campus. O secretário já esteve em Barra do Bugres, Tangará da Serra e Alta Floresta.

Na noite de quarta-feira, a reunião ocorreu no auditório do Centro de Estudos e Investigações – CEI, e, além do Secretário de Ciência e Tecnologia Francisco Daltro, também participaram a Secretária Adjunta Ilma Grisoste Barbosa, o Diretor Científico da Fapemat professor João Carlos, o reitor da Unemat Taisir Karim, o Presidente do Ceprotec Luis Fernando Caldart, o coordenador do campus de Sinop Fiorelo Picoli, além de professores da Unemat, UFMT e Ceprotec.

Durante cerca de duas horas e meia, Francisco Daltro apresentou as possíveis alternativas para financiamento de cursos stricto sensu, colocando a todo momento que a Secitec aprova a iniciativa de que os cursos sejam em Sinop. O professor Aumeri Bampi, membro da comissão que está elaborando as propostas de mestrado e doutorado argumentou que “além de o custo de desenvolver os cursos ser muito menor do que financiar afastamentos isolados, as pesquisas estarão voltadas para a região, o que com certeza proporcionará desenvolvimento regional”, explicou.

As propostas que estão sendo elaboradas são para cursos de mestrado em Ciências Sociais, Educação Tecnológica e Ciências Contábeis e Administração; para doutorado as propostas são nas áreas de Desenvolvimento Econômico Regional, Ciências Ambientais e Educação Científica e Tecnológica. O reitor explicou que hoje existe uma padronização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal da Educação Superior), cujos projetos de mestrado devem ter um custo entre 250 e 350 mil reais, e para doutorado entre 500 e 700 mil; e “precisamos estar atentos a esses padrões”, disse.

O Diretor Científico da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso) João Carlos explicou diversos procedimentos que estão sendo adotados pela fundação com relação aos cursos de pós-graduação e exclareceu que a Fapemat financia atualmente projetos de mestrado e doutorado interinstitucionais na Unemat, mas que esse projeto é diferente dos demais.

O secretário Francisco Daltro sugeriu que já no início de maio aconteça em Cuiabá uma grande reunião, envolvendo os reitores e pró-reitores da Unemat e da UFMT, o presidente do Ceprotec, a diretoria da Fapemat e da Secitec além das coordenações dos Câmpuslocais e equipe de professores envolvidos no projeto para que se possa fechar uma proposta e definir prioridades de médio e longo prazos.

Ao fim da reunião, Daltro afirmou que “faremos um esforço coletivo para garantir que estes cursos venham para a região, além disso, as administrações superiores não podem se furtar diante de uma proposta que nasceu aqui”. Ele também revelou que outras regiões já manifestaram interesse. “Recebi pedidos para que façamos cursos de mestrado em outras regiões, mas como não podemos atender a todos agora, terão que esperar porque começaremos por Sinop, que foi a primeira a apresentar a proposta”.

Miguel Rodrigues – Assecom/Unemat-Sinop

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 140314
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada